terça-feira, 21 de junho de 2011

HSJosé adquire nova caldeira a gás natural

O Hospital São José adquiriu uma nova caldeira movida a gás natural que irá aprimorar o uso de vapor de forma a não prejudicar o meio ambiente. A evolução do sistema de geração de energia faz parte da consciência de preservação ambiental conservada pela atual gestão de qualidade da instituição. O equipamento é resultado do investimento de R$ 90 mil, fabricado pela empresa Arauterm Equipamentos Metalúrgicos, do Rio Grande do Sul.

Conforme o coordenador de Suprimentos, Ramon Angeloni, a caldeira tem a capacidade de produzir 1,5 mil quilos de vapor por hora. O HSJosé utiliza vapor em diversos setores: para lavar e secar roupas nas máquinas da lavanderia; no cozimento de alimentos, por panelas especiais; na autoclave, para esterilização de materiais reutilizáveis; e na água de 95% dos chuveiros dos quartos de internação. A casa onde será instalada a nova caldeira está sendo readaptada pelo Setor de Manutenção.

O aparelho que será substituído funciona a partir da queima de lenha, numa média de 12 metros cúbicos por dia, "embora as árvores utilizadas sejam madeira de reflorestamento", ressalta o coordenador de manutenção, Júnior Machado. O espaço usado atualmente para a secagem da lenha ficará disponível para as obras de ampliação do hospital. O novo combustível oportunizará ganhos operacionais e de eficiência energética, além de ser uma tecnologia limpa. A instituição hospitalar de Criciúma é a décima do estado em seu segmento a adotar o uso de gás natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário