segunda-feira, 6 de junho de 2011

TCE comemora Semana do Meio Ambiente e inicia implantação de consumo sustentável

MGX Gestão de Energia

Fonte: O Documento - 02.06.2011
Mato Grosso - A Semana do Meio Ambiente do TCE/MT começa no dia 7 (terça-feira) a partir de 14h, com a apresentação do Coral do Tribunal, exposição de artesanato feito com materiais recicláveis e a feira de trocas de livros. Também serão distribuídas mudas de plantas frutíferas, sorteio de brindes e a coleta de medicamentos vencidos realizado pela farmácia Phoraceae. Participam do evento a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/MT), Projeto Vale Luz e Horto Florestal. Ainda durante a semana, será lançada a campanha publicitária “Quem cuida da natureza, cuida da própria vida”, idealizada pela assessoria de imprensa do TCE/MT.

Desde o ano passado que o TCE-MT desenvolve o programa “TCE Sustentável”, implantado através de um convênio com o programa A3P do Ministério do Meio Ambiente, um compromisso de adesão à Agenda Ambiental na administração pública, voltado a estimular e orientar a inclusão da gestão ambiental nas atividades administrativas de gestão pública. Foi criado então o Programa Reciclar, onde o TCE-MT aderiu ao Projeto Vale Luz que contempla o recolhimento de material reciclável (embalagens de plástico e alumínio). Foram instalados três ecopontos nas instalações da sede do Tribunal e os recursos arrecadados com a venda dos materiais são revertidos para a creche “Boa Vontade”.

A partir deste mês, através de um convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) será feito um diagnóstico de impacto ambiental das atividades do TCE-MT, desenvolvido por especialistas que desenvolverão planos de ação para reduzir o consumo de energia, água, papel, plástico e lixo em geral.

O professor Márcio de Lara Pinto, do Departamento de Arquitetura da UFMT, explicou que durante 12 meses serão feitos estudos para levantar o consumo dos insumos utilizados no dia a dia do TCE/MT, bem como o que pode ser reduzido. “A proposta é criar ações para reduzir, reciclar e reutilizar tudo que for possível e para isso vamos trabalhar muito com a educação ambiental em cada ambiente de trabalho, envolvendo cada um dos servidores e colaboradores”, comentou a professora Luciene Duarte, do Departamento de Arquitetura da UFMT.

Após a implantação das ações, os consultores estarão acompanhando e monitorando os resultados para que possam ser reavaliados e ampliados. “O objetivo final é buscar a certificação ambiental do TCE/MT e ser então um modelo de gestão pública em qualidade ambiental”, comentou Lara Pinto. Além de realizar estudos ambientais, o convênio com a UFMT prevê diagnósticos e ações em segurança do trabalho e saúde ocupacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário