terça-feira, 31 de maio de 2011

Governo do Amazonas lança Campanha de Eficiência Energética

MGX Gestão de Energia

Fonte: D24am - 29.05.2011
Amazonas - Conscientização no consumo de energia elétrica também está na programação da Semana de Meio Ambiente do Amazonas. No período de 30 de maio a 3 de junho, será realizada a campanha “Energia Eficiente, Governo Inteligente”, nas unidades consumidoras das áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública, junto aos servidores públicos destas unidades. Promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), a iniciativa busca chamar a atenção para a utilização consciente de energia elétrica, evitar desperdícios, reduzir o custo da fatura e obter mais recursos para investir na área social, ambiental e de infraestrutura.

A campanha conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Policia Militar (PM) e Policia Civil (PC).

Nesse período, serão capacitados 900 servidores públicos, durante a realização de 30 oficinas com o tema “Eficiência Energética: economizar energia elétrica no serviço público é uma postura de responsabilidade social e ambiental”. Cada participante receberá uma cartilha intitulada “Melhorando nossa Eficiência Energética”, uma ferramenta que dá dicas sobre como economizar energia no ambiente de trabalho. No total, serão entregues 2 mil exemplares durante a campanha.

Das 30 unidades consumidoras participantes da campanha, 10 são da Seduc, 10 da Susam, 5 da Polícia Militar, 4 da Polícia Civil e 1 unidade da Secretaria de Segurança Pública.

O projeto de Eficiência Energética desenvolvido pela SDS, por meio do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima), tem por objetivo apontar e implantar medidas de gestão pública, mudança de hábito e projetos com ações corretivas nas unidades consumidoras gerando uma economia de 30% de todo o gasto com energia elétrica do Estado.

“Iniciamos esse projeto com a aprovação e determinação do governador Omar Aziz, que logo no início de 2011, reuniu com os secretários e afirmou o seu desejo em implantar no Estado um Programa de Eficiência Energética. A SDS, então, vem coordenando os trabalhos com a parceria das secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública”, explica a titular da SDS, Nádia Ferreira.

O Programa de Eficiência Energética do Amazonas recebeu o Prêmio Procel Cidade Eficiente em Energia Elétrica, no final do ano de 2010, em São Paulo, com destaque em promoção dos conceitos nessa área, que aponta medidas de redução.

Oficina de capacitação

Os 30 multiplicadores da campanha receberam uma capacitação, neste mês de maio, ministrada pelo coordenador de Energias Alternativas e Eficiência Energética da SDS, Anderson Bittencourt. “Abordamos temas relacionados à cultura do desperdício das pessoas no ambiente de trabalho, utilização consciente de energia elétrica como uma maneira eficaz de preservar o meio ambiente e aumentar a vida útil dos eletrodomésticos, além da mudança dos padrões de consumo”, explica o coordenador.

A capacitação aconteceu no dia 23 de maio, na sala de reuniões do Conselho de Meio Ambiente na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Decreto de Eficiência Energética

No dia 3 de junho, durante a cerimônia de abertura da Semana de Meio Ambiente do Amazonas, na Assembléia Legislativa (ALE/AM), o governador Omar Aziz assinará o “Decreto sobre a adoção de medidas destinadas ao controle do consumo e demanda de energia elétrica no âmbito da Administração Pública estadual direta, autárquica e fundacional”.

As medidas serão implantadas no prazo de 90 dias, contados da data de sua publicação. A adoção das medidas referidas neste decreto tem por objetivo reduzir as despesas com energia elétrica, sem afetar a qualidade dos serviços, mediante a realização de estudo de enquadramentos tarifários, contratações de demanda e ajustes de fator de potência, bem como ações práticas para redução do consumo, seja pela aquisição de equipamentos de maior eficiência energética ou implantação de rotinas que proporcionem a otimização dos gastos. A meta de redução de consumo com energia elétrica por ano, quantificável e verificável, será de 20%.

Unidades consumidoras contempladas na Campanha

Na área de Educação: Sede, CETI Garcetilzo do Lago Silva, CETI Eliza Beça, CETI João Braga, CETI Zilda Arns, Escola Estadual Solon de Lucena, Escola Estadual Castelo Branco, Escola Estadual Tiradentes, Escola Estadual Josué Claudio, Instituto de Educação do Amazonas,

Na área de Saúde: Sede, PS João Lúcio, PS 28 de Agosto, PS Platão Araújo, Instituto da Mulher, Maternidade Ana Braga, Fundação Hosp. Adriano Jorge, ICAM, PAM Codajás, Policlínica Gilberto Mestrinho;

Na área de Segurança Pública: Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas, Diretoria de Apoio Logístico – DAL, CPA Norte, CPA Oeste, Batalhão de Choque, Delegacia Geral, Instituto de Criminalística, Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Identificação e sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário