segunda-feira, 9 de maio de 2011

Parque Ibirapuera vai ganhar nova e moderna área de iluminação

MGX Gestão de Energia

Fonte: DCI - 05.05.2011
São Paulo - Com investimento de R$ 4,6 milhões, a Prefeitura de São Paulo está reformulando toda a iluminação do Parque do Ibirapuera. - Um dos símbolos históricos da cidade, o parque receberá uma iluminação mais moderna, econômica e ambientalmente correta. Isso será possível, pois o novo projeto irá privilegiar a importância da redução do consumo de energia, um dos temas da C-40 São Paulo Summit, reunião internacional de prefeitos que apresenta programas de combate à mudança climática e será realizada na capital, entre os dias 31 de maio e 3 de junho.

849 luminárias

A proposta prevê a utilização de diferentes tipos de iluminação: uma, específica, feita por lâmpadas de LED, e outra por lâmpadas de vapor metálico. Ao todo, as 849 novas luminárias usarão a tecnologia das lâmpadas LED de 113W, em substituição a outras 291 luminárias que utilizam lâmpadas de vapor de mercúrio e de vapor de sódio. Além disso, serão trocadas mais de 800 lâmpadas por unidades de vapor metálico.

As lâmpadas de LED estão sendo instaladas nas ruas internas do parque, enquanto as lâmpadas de vapor metálico serão colocadas nas áreas dos jardins e estacionamento. Os postes instalados e a altura das luminárias também passam por mudanças e foram reduzidos a cinco metros para que as copas das árvores não interfiram na incidência de luz das lâmpadas.

Economia

Além de garantir uma vida útil mais longa, reduzindo a manutenção do sistema de iluminação, a substituição da iluminação por lâmpadas de LEDs irá conferir uma economia de energia de 20%. Já a lâmpada de vapor metálico proporciona uniformidade na distribuição de luz, evitando a utilização de uma quantidade maior de lâmpadas para obter o mesmo resultado.

Os frequentadores do parque também serão beneficiados com um ambiente mais confortável, até porque as lâmpadas de LED emitem luz branca, propiciando um índice de reprodução de cores que aumenta em 350%, realçando ainda mais as cores naturais.

A iniciativa da troca de iluminação do Parque do Ibirapuera é da Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), em parceria com a AES Eletropaulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário