terça-feira, 31 de maio de 2011

Municípios de Mato Grosso implantarão projeto de eficiência energética

MGX Gestão de Energia

Fonte: O Documento - 27.05.2011
Mato Grosso - A oportunidade de trabalhar a eficientização energética nos municípios de Mato Grosso foi apresentada na noite de quarta-feira (25), pela superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrobras Eletronorte, Neusa Maria Lobato Rodrigues, e o gerente de Coordenação Regional e Representação da Eletronorte em Mato Grosso , Francisco Antunes Sperandéo, durante o encerramento do XXVIII Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, no Cenarium Rural, em Cuiabá.

Muitos prefeitos apresentaram interesse na ação cujo nome é Projeto de Gestão Energética Municipal (GEM) e será implantado em 25 municípios de médio a pequeno porte de Mato Grosso, sendo que Rondonópolis e Sinop já fazem parte do projeto. Para a superintendente da Eletronorte, Neusa Maria Lobatto Rodrigues, a proposta é fazer o gerenciamento do consumo e dos custos com energia elétrica, combater o desperdício e gerar economia.

O GEM visa realizar um diagnóstico do consumo de energia de todos os órgãos públicos ligados à administração municipal para identificar os principais pontos de consumo e os caminhos para diminuir custos otimizando o uso da energia.

O presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, destacou que a implantação do programa trará muitos benefícios às municipalidades e que o interesse dos prefeitos durante o evento foi visível. “É ótima a proposta apresentada pela Eletrobras Eletronorte. Nós sabemos que as contas públicas são o gargalo de qualquer gestão, e as medidas e iniciativas apresentadas são simples, mas que têm um resultado muito significativo. Será difícil ficar só com 25 municípios”, afirma.

Implantação

O município deverá ter entre 10 a 50 mil habitantes e será selecionado pela Eletronorte. Após a implantação, a cidade escolhida deverá constituir a Unidade de Gestão Energética – Ugem, com pessoas das diversas secretarias. A sugestão é que sejam funcionários de carreira. A equipe vai receber treinamento específico, oferecido pela Eletronorte. A missão do grupo é desenvolver atividades para reduzir o consumo de energia elétrica e a fatura mensal.

A assessoria da Eletronorte vai contribuir com a elaboração do Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica – Plamge que deve apontar os cenários e as oportunidades de economia dos custos de energia. O documento vai mostrar as soluções para aplicação da eficiência energética nos prédios, vias e logradouros públicos.

Todo custo de implantação do programa será subsidiado com recursos da Eletrobras Eletronorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário