quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dia de Campo apresenta sistemas eficientes de irrigação a colonos do Projeto Jaíba

MGX Gestão de Energia

Fonte: O Norte - 28.04.2011

Minas Gerais - Colonos do Distrito de Irrigação de Jaíba, no Norte de Minas, visitaram ontem, 27, uma propriedade modelo onde os sistemas de irrigação já são utilizados em conjunto com técnicas de manejo e práticas sustentáveis, trazendo bons resultados para o cultivo, com redução de custos e aumento da produtividade da terra. A iniciativa faz parte do “Dia de Campo com os Irrigantes”, que também ofereceu treinamento sobre o uso correto do equipamento.

Fruto de uma parceria entre a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o Distrito de Irrigação de Jaíba (DIJ), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Projeto Conviver Rural – Jaíba visa substituir, a custo zero para os beneficiários, sistemas de irrigação obsoletos por outros eficientes do ponto de vista do consumo de energia elétrica, água e mão de obra.

O projeto beneficiará 1.044 colonos irrigantes, assentados no Perímetro de Irrigação Jaíba, o maior da América Latina. Serão substituídos sistemas de irrigação atuais de aspersão convencional por outros dotados de aspersão fixa automatizada, microaspersão e gotejamento. Também serão adquiridas e instaladas cinco estações meteorológicas automatizadas, que auxiliam na prática do manejo da irrigação, além de 127 medidores eletrônicos de consumo noturno de água e 485 medidores eletrônicos de consumo de energia elétrica, que possibilitarão aos irrigantes usufruir dos subsídios concedidos pela tarifa noturna.

Seleção de beneficiados

A seleção dos colonos irrigantes beneficiados foi baseada em critérios, como ter cultivado nos dois últimos anos pelo menos 30% da área do lote agrícola, apresentar registro de consumo de água e energia elétrica também nos últimos dois anos, estar com todas as faturas devidamente quitadas e ser o titular do lote. Os agricultores familiares irrigantes selecionados também devem assumir compromissos, que vão desde colaborar nas etapas de abertura de valetas e montagem dos sistemas de irrigação, como se responsabilizar pela guarda, operação e manutenção dos mesmos, além de participar de todos os eventos programados, como treinamentos, dias de campo e encontro técnico.

Segundo o coordenador do Projeto Conviver Rural – Jaíba, Frederico Stark, cerca de R$ 14 milhões estão sendo investidos, dos quais 97% são oriundos do Programa de Eficiência Energética instituído pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determina às concessionárias a aplicação de 1% das suas receitas operacionais líquidas em projetos que busquem a eficiência energética.

O projeto, em implantação, proporcionará aos agricultores irrigantes familiares a redução no consumo específico, ou seja, serão gastos menos kilowatts-hora de energia e metros cúbicos de água no cultivo de irrigados, diminuindo o custo da produção.

Além disso, o novo sistema de irrigação propicia o aumento da taxa de utilização dos lotes agrícolas e a racionalização do uso da mão de obra familiar, garantindo a viabilidade econômica e financeira da atividade rural e promovendo o desenvolvimento econômico e social dos agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário