sexta-feira, 6 de maio de 2011

Semáforos de BH serão com tecnologia LED

MGX Gestão de Energia

Fonte: Portal Lumière - 04.05.2011
Minas Gerais - A Cemig, por meio da Efficientia, em parceria com a Bhtrans, está substituindo 22 mil lâmpadas incandescentes em 840 interseções semaforizadas de Belo Horizonte pela tecnologia LED (Light Emitting Diode - Diodo Emissor de Luz).

Até agora, as regiões da Praça da Liberdade, bairro Funcionários, avenidas Barão Homem de Melo, Antônio Carlos e Amazonas já tiveram suas sinalizações semafóricas substituídas.

Com investimentos de R$ 6 milhões, a previsão é que todos os cruzamentos semaforizados da cidade estejam funcionando com a tecnologia LED até setembro deste ano.

Com essa iniciativa, Belo Horizonte será a primeira capital do País a possuir todos os seus semáforos utilizando tecnologia LED e será a cidade da América Latina com a maior quantidade instalada desse sistema.

Benefícios

Os LEDs possuem uma vida útil estimada em dez anos, 25 a 30 vezes maior que as atuais lâmpadas incandescentes. Além disso, sua utilização tem efeitos positivos diretos na segurança e fluidez no trânsito, pois reduzem drasticamente o número de falhas provocadas por queima.

No sistema LED, várias microlâmpadas funcionam paralelamente e, na eventual queima de algumas delas, as remanescentes ainda garantem uma boa visibilidade das cores dos sinais.

Além disso, existe a garantia de uma significativa economia nos custos de manutenção relativos a substituições de lâmpadas queimadas, além de uma redução de 86% do consumo atual de energia elétrica, pois os semáforos atuais utilizam lâmpadas de 60 W e serão substituídos por módulos LED de 8 W.

Nenhum comentário:

Postar um comentário