terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Onde descartar lâmpadas fluorescentes?

Fonte: Jornal Hoje - Rede Globo - 28.01.2011

Paraná - Mais antigas e conhecidas do consumidor, as lâmpadas incandescentes iluminam 80% das residências de todo o país. Elas custam bem menos, um terço do preço das lâmpadas fluorescentes, mas gastam mais energia. Isto porque a iluminação gerada por uma lâmpada comum de 60 W é igual à produzida por uma fluorescente de 15 W.
Apesar de serem mais econômicas, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, um material tóxico, e por isso não podem ser jogadas em qualquer lugar. Atualmente, no Brasil, de cada 100 lâmpadas frias, apenas seis são descartadas corretamente. Se forem jogadas no lixão ou em terreno baldio, podem contaminar a água.



"O mercúrio, da mesma forma que os metais pesados, podem causar danos neurológicos", disse a engenheira química Eliane Train. O problema é aspirar o gás liberado quando a lâmpada se quebra. "O mercúrio pode causar uma infecção aguda três ou quatro horas após a inalação", complementou o médico Carlos Roberto Naufer Júnior. "Pode causar tremores, náuseas, vômitos, dores abdominais".
Em Curitiba (PR), um caminhão especial faz a coleta do lixo tóxico. Antes de ir para o lixo, as lâmpadas do tipo bastão devem ser embaladas com cartolina recortada. Assim, correm menos riscos de se quebrar e de machucar alguém. É importante que a pessoa sempre use uma luva. E as lâmpadas comuns também devem ser separadas do lixo orgânico, acomodando-as em caixas de sapato, por exemplo. E, mesmo em municípios onde não há coleta especial, é dever de cada morador separar o lixo perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário