quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Tecnologia LED já está em metade dos semáforos de Cuiabá

02.02.11
|
Tecnologia LED já está em metade dos semáforos de Cuiabá
Fonte: O Documento - 01.02.2011
Mato Grosso - Dos 1.567 semáforos de Cuiabá, mais de 800 já tiveram as lâmpadas antigas substituídas por conjuntos de LED (Diodos Emissores de Luz). A modernização começou em dezembro de 2010, por meio de um projeto de eficiência energética custeado pela Cemat e executado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU).

Segundo o coordenador de sinalização semafórica da SMTU, Márcio Wagner Cavalcanti, a troca das lâmpadas teve início pelas regiões mais afastadas do centro e no período noturno, para não prejudicar o trânsito da capital. Agora as equipes da secretaria se preparam para realizar a substituição nos semáforos na região central de Cuiabá. O trabalho deve ser concluído ainda no mês de fevereiro.

O antigo sistema de semáforos da capital era formado por lâmpadas incandescentes que queimavam com frequência, porque possuem vida útil de aproximadamente 2 mil horas. Esse fator gera condições de risco para os motoristas e pedestres da cidade, que ficam sujeitos a colisões e atropelamentos, além de aumentar os gastos da prefeitura com as manutenções. As lâmpadas de LED, no entanto, têm vida útil de aproximadamente 100 mil horas.

A implantação dessa nova tecnologia ainda resolverá outro problema do trânsito da capital: o "efeito fantasma", ou seja, a dificuldade para identificar, em determinados horários, qual das cores do semáforo está acesa. A incidência de sol e o calor gerado pelas lâmpadas incandescentes provocam deterioração das lentes e filtros coloridos dos semáforos, o que prejudica a visão dos motoristas e pedestres. Com a utilização dos conjuntos de LED, essa questão será solucionada.

O projeto vai possibilitar uma economia anual de 332,64 MWh, o que significa uma redução de R$ 190 mil por ano nos gastos com energia elétrica da Prefeitura de Cuiabá. A demanda energética evitada será de 172,52 kW. Para viabilizar o projeto, a Cemat investiu um total de R$ 600 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário