quarta-feira, 30 de março de 2011

Eficiência energética dá bons resultados

MGX Gestão de Energia 

Fonte: Ilustrado - 25.03.2011
Paraná - Em agosto do ano passado, o prefeito de Cruzeiro do Oeste, Valter Rocha, firmou uma parceria com a Copel e criou em Cruzeiro do Oeste a Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM). O objetivo era implantar um modelo de planejamento e gestão capaz de reduzir custos e consumo de energia elétrica através da otimização do consumo de energia no município. Hoje, sete meses depois, os primeiros resultados positivos dessa política, ainda que pequenos, começam a aparecer.

Com o apoio da Copel, a Prefeitura já conseguiu identificar os setores que mais consomem energia. Atualmente, o município possui um número aproximado de 130 unidades consumidoras e o estudo mostrou, por exemplo, que a iluminação pública é responsável por quase 69% do gasto. Em segundo lugar vem a educação, seguida do setor administrativo, esporte e lazer, saúde e outros. É com base nesses dados que o município já sabe onde terá que intensificar as ações de eficientização do consumo. E são muitas. Vão desde a substituição de luminárias e equipamentos por sistemas de iluminação mais modernos ou alternativos, renovação de eletroeletrônicos que consomem muito por aparelhos mais econômicos até, e principalmente, a conscientização das pessoas para o uso racional da energia elétrica, entre outras iniciativas. O plano também prevê a utilização de outras fontes, ditas limpas, que impactem sobre o consumo e sobre o meio ambiente.

O prefeito Valter Rocha coordena o UGEM, que tem o envolvimento de outros servidores e servidoras municipais que estão sendo capacitados em gestão energética. Rosana Jesus de Souza, coordenadora adjunta, é uma delas. Recentemente, ela e o eletricista do município, Osmar Nogueira Batista, estiveram em Curitiba participando de um curso e retornaram com mais bagagem para desempenharem a função. Segundo Rosana, a meta é chegar à uma redução de 30% no consumo do município. Se a Prefeitura atingir essa meta, vai reduzir dos atuais R$ 406 mil para R$ 280 mil o gasto anual com energia elétrica. Para o prefeito Valtinho, essa "é uma política que, no longo prazo, trará resultados muito satisfatórios".

Segundo Valtinho, os dados já disponíveis demonstram que com pequenas mudanças é possível conseguir uma economia significativa. Essas mudanças deverão ocorrer em todas as 130 unidades consumidoras do município, expandindo a informação para toda a sociedade. Desta forma, conforme o prefeito, estimulando uma cultura de não desperdício "os benefícios atingirão todos os cidadãos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário