quinta-feira, 17 de março de 2011

Saiba o que é preciso levar em consideração na escolha do ar condicionado

MGX Gestão de Energia

Fonte: Segs - 14.03.2011
Brasil - O desejo pelo conforto térmico no verão leva as pessoas ao varejo na busca do correto aparelho de ar condicionado para sua casa. O problema é saber qual marca adquirir, com qual potência comprar e ainda quem chamar para instalar e onde adaptar o aparelho no ambiente. Todos estes detalhes podem definir a economia de energia e futuros problemas com o equipamento.

Um dos cuidados mais importantes, segundo o diretor de qualidade da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), Luiz Alberto Hansen, é observar a capacidade do equipamento que deve estar de acordo com a carga térmica do ambiente. Também é importante ver se a marca tem procedência conhecida para se ter segurança na garantia de peças e serviço.

"Equipamentos de boas marcas têm os melhores desempenhos no que diz respeito às potências consumidas. Atualmente, usa-se como parâmetro o selo Procel, que identifica para cada equipamento em que faixa de consumo o mesmo se situa. A escala vai de A (o que menos consome) até E (o que mais consome)", explica.

O consumo de um condicionador de ar pode se tornar um item importante na conta de energia elétrica. Hábitos como deixar abertas portas e janelas, iluminação desnecessária durante o dia, a não utilização de cortinas para diminuir a insolação direta e deixar ligados desnecessariamente equipamentos elétricos podem prejudicar o uso do ar condicionado e aumentar a conta da luz.

Os cuidados com hábitos domésticos e a correta escolha do aparelho podem ser indicadas pelas próprias fabricantes dos aparelhos. Além disso, muitas possuem os próprios engenheiros e técnicos habilitados para as instalações. Estes profissionais verificam aspectos como a engenharia da instalação, a escolha do melhor local para os condicionadores e o correto aparelho para a necessidade do cliente. Conforme Hansen, um trabalho com responsabilidade técnica e boas práticas do profissional, obedecendo às normas vigentes, é fator primordial para uma instalação segura para a vida longa dos condicionadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário