sábado, 16 de julho de 2011

Começa a ser implantado no TCM o Programa de “Eficiência Energética” da AES-Eletropaulo

MGX Gestão de Energia

Fonte: TCMSP - 28.06.2011
São Paulo - Como parte das obras de recuperação e modernização da infraestrutura física do TCM, idealizadas pelo presidente Edson Simões, teve início no último dia 13, a implantação do programa de “Eficiência Energética” da AES Eletropaulo, resultado de um convênio firmado com a concessionária de energia elétrica em dezembro de 2010.

A ideia do convênio surgiu durante as negociações em várias reuniões durante o ano de 2010 entre o vice-presidente Roberto Di Nardo e o presidente Britaldo Soares – da AES Eletropaulo - com o presidente Edson Simões, para acertar o ressarcimento de um prejuízo causado por uma sobrecarga elétrica ocorrida em fevereiro de 2009, quando houve queda de um cabo de alta tensão na entrada do edifício anexo I, onde funciona a Escola de Contas do Tribunal, o que resultou na queima geral da parte elétrica do prédio. A AES Eletropaulo restituiu 334 mil ao TCM.

O Programa de Eficiência Energética prevê  uma redução no consumo de energia em torno de 30%, o que representará para o Tribunal uma economia de mais 60 mil reais por ano, além de proporcionar ao ambiente de trabalho e aos funcionários um nível de luminosidade mais adequado.

Segundo o presidente Edson Simões “o convênio firmado entre o TCM e a Eletropaulo – sem nenhum custo para o Tribunal, prevê uma redução no consumo de energia em mais de 30%, o que representará para o Tribunal uma economia de mais 60 mil reais por ano, além de proporcionar aos funcionários do órgão um ambiente de trabalho mais iluminado e confortável”.

Na avaliação de Manuel Vitor do Santos, engenheiro do TCM e responsável pela fiscalização da obra e acompanhamento do projeto, os servidores poderão sentir imediatamente a diferença entre a luminosidade apresentada pelo antigo sistema e o atual, “o novo projeto utiliza uma tecnologia moderna, em conformidade com as normas da ABNT, e que garante uma eficiência superior, com economia, confiabilidade e segurança. Outro fator a destacar é que as novas lâmpadas fluorescentes utilizadas possuem maior índice de reprodução de cor quando comparadas com as anteriores, o que leva a ressaltar tonalidades e a própria reprodução das cores”, explica.

O bibliotecário José Eduardo Soares de Castro, da Unidade Técnica de Biblioteca e Documentação, localizada no 1º andar do edifício sede do Tribunal, admite ter ficado surpreso com a nova iluminação, “a luz trouxe um efeito de beleza que antes não percebíamos. A biblioteca também foi beneficiada pelas melhorias que estão sendo feitas no TCM, não só pela iluminação que deixou o ambiente bem mais claro, como também pela colocação de forro no teto, que trouxe um clima de mais aconchego e silêncio”.

Os serviços de modernização do sistema de iluminação do Tribunal já abrangeram os corredores do 1º andar e agora seguem no 3º andar, local onde os servidores já notam a diferença na qualidade da iluminação, “a luminosidade nos corredores ficou muito mais efetiva do que era no passado, espero que este benefício chegue também em nosso ambiente de trabalho”, declara Juvêncio Jesus Santana, do Escritório da Qualidade do TCM. Compartilha da mesma opinião a coordenadora chefe da Coordenadoria III, Marli de Fátima Avelino de Castilho, “se a melhoria que aconteceu nos corredores ocorrer em nossa área, vai nos beneficiar bastante, e isso fará com que a gente trabalhe melhor com certeza”,declara a servidora.

Um dos primeiros setores no 3º andar que tiveram seu sistema de iluminação reformulado foi a contabilidade, e a auxiliar de fiscalização do Tribunal, Patrícia de Araujo Medeiros Franzote, aprovou os serviços realizados, “esta nova iluminação nos corredores e nos setores melhorou muito o ambiente de trabalho, as pessoas passarão a ter menos dificuldade para enxergar”.

A supervisora da Unidade Técnica de Aposentadoria, Andreza Faucon Colombini Faganelli, ressaltou alguns aspectos propiciados pelas obras em andamento, “a modernização do Tribunal de Contas proporcionará um espaço seguro, adequado e moderno para a atuação de seus servidores, promovendo impactos significativos na qualidade de vida, com redução de gastos e respeito ao meio ambiente.”

Os serviços têm previsão de término para o final de Setembro e, para não atrapalhar o andamento das atividades dos funcionários do TCM, eles estão sendo executados em horário noturno, das 21h00 às 05h00, podendo também ser intensificados aos finais de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário