domingo, 17 de julho de 2011

Hospital Infantil Maria Lucinda ganha aquecimento solar da água

MGX Gestão de Energia

Fonte: Pernambuco.com - 07.07.2011
Pernambuco - O Hospital Infantil Maria Lucinda, no Parnamirim, ganhou na quinta-feira, dia 7, o novo sistema de aquecimento de água doce. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) substituiu 12 chuveiros elétricos do Pavilhão São José e instalou placas solares para o aquecimento do banho dos pacientes, redução de consumo e economia na conta de energia. A estimativa é que a economia chegue a 12,3%.

Os equipamentos foram adquiridos e instalados por meio do Programa de Eficiência Energética da companhia. Em fevereiro, a Celpe doou e instalou no hospital um sistema completo de aquecimento solar de água. O Hospital Maria Lucinda presta atendimento clínico gratuito a crianças e adolescentes e é mantido por meio de doações e da receita dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Projeto semelhante foi executado, também este ano, no Abrigo Cristo Redentor, em Jaboatão dos Guararapes. Os 24 chuveiros da instituição foram trocados por outros com água aquecida pelas placas solares. As obras foram entregues em abril e representaram investimentos da Celpe de R$ 205 mil.

No Hospital Barão de Lucena foi realizada a modernização do sistema de refrigeração de ar, com a troca de 171 aparelhos. A redução no consumo de energia foi estimada em 24%. A substituição dos condicionadores de ar foi também realizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, onde 159 equipamentos foram trocados e isso resultou numa economia de 10% no consumo mensal de eletricidade.

Instituições como o Hospital Geral de Prazeres e o Instituto Federal de Pernambuco, no Recife, além dos hospitais Regional de Arcoverde, em Acorverde, e Jesus de Nazareno, em Caruaru, também receberam ações de eficiência energética. Para este ano, a intenção é tornar eficientes as instalações do Ibama, Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE), Fundação de Aposentadorias e Pensões do Estado de Pernambuco (Funape) e o prédio da Fusam, no bairro da Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário